sábado, 16 de fevereiro de 2008

WOK - Massa chinesa a minha moda

Comprei um wok....resolvemos experimentar...mas não tinhamos receitas...pesquisamos...mas não tinhamos muito tempo pois iriamos ter visitas para jantar..entre uma e outra receita que encontramos..demos largas a imaginação e eis o resultado!!!!!

Bom vou tentar dar a receita mas isto foi feito tudo a olho..não tenho quantidades exactas

Bifinhos de porco e de vaca em tirinhas

3 colheres de sopa de azeite

Cebola grande as rodelas

Cenoura em tirinhas

Pimento em tirinhas

Rebentos de soja

Rebentos de bambu

Castanhas

Camarão descascado

Massa Chinesa

Molho de soja e mel QB

Deixar o azeite aquecer e deitar a cebola e deixar alourar, de seguida adicionar a carne e ir mexendo, quando estiver a carne quase cozida adicionar os legumes e ir sempre mexendo, adicionar tb as castanhas.

Entretanto cozer a massa conforme instruções da embalagem e escorrer...quando a carne estiver pronta adicionar a massa temperar como molho soja e o mel a gosto!!

Eu não adicionei sal pois o molho de soja por si já é salgado..mas isso já fica ao criterio e gosto de cada um...

Nós adoramos e as nossas visitas "cobaias" também!!!!


domingo, 10 de fevereiro de 2008

Tarte de frango


Confesso que não sou lá grande fã de tartes salgadas. Mas lá em casa são.
Tenho visto muitas receitas de tartes salgadas que me parecem boas mas há muito que andava á procura de uma receita mais "light" e em que não tivesse de utilizar nem massa folhada nem quebrada. E consegui uma receita que adoraram lá por casa e não leva nenhuma base. E é bem simples e podem-na fazer do que quiserem, de atum, de frutos do mar, de vegetais, enfim do que quiserem experimentar. Esta é de frango, aqui fica a receita.


TARTE DE FRANGO

para a confecção da "massa"
1 chícara de farinha
1 chicara de leite
1/2 chicara de óleo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de sal
1 pacote de queijo ralado
3 ovos

para a confecção do "recheio"
3 ou 4 tomates maduros picadinhos
1 cebola média picadinha
1 ramo de cebolinho picadinho
restos de frango assado, desfiadinho

Misturam-se os ingredientes para a "massa", de seguida e em outro recepiente misturam-se os ingredientes para o "recheio", com o frango cortado aos pedacinhos pequenos.
Juntam-se os ingredientes do "recheio" aos da massa e deitam-se numa forma de tarte , de preferencia com o funco amovível e vai ao forno previamente aquecido a 170º por cerca de 30 a 40 minutos.
Deverá ficar tostadinha em cima e verificar-se com um palito se está bem cozidinha por dentro.

E pode-se variar a receita com outros ingredientes para o "recheio", por exemplo com ervilhas, alho francês cortado em rodelas fininhas, cogumelos, milho, chouriço, cenoura, delícias do mar, camarão, etc.

Bom apetite.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Apple crunch


Quando vi esta receita no site Petiscos achei que tinha de a experimentar. E assim que surgiu a oportunidade cá está ela. Chama-se "apple crunch" e é muito bom e fácil de se fazer enquanto se janta e o doce coze no forno.
Experimentem que é muito bom mesmo.

Apple crunch:
1 chávena de flocos de aveia
1 chávena de farinha
1 chávena de açucar amarelo
3/4 de chávena de margarina derretida
4 a 6 maçãs reineta (depende do tamanho)

Descascam-se as maçãs e espalham-se num recipiente que possa ir ao forno. Regam-se com vinho do porto e canela. À parte misturam-se todos os restantes ingredientes até formar uma pasta. Cobrem-se as maçãs com esta pasta e levam-se ao forno até a maçã estar cozida ou a parte de cima douradinha.

Também se pode esperar que arrefeça um bocadinho e servir com uma bola de gelado de baunilha por cima, fica óptimo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Tarte de frango com legumes

Ingredientes:

Massa:
250 gr farinha
7 c. sopa azeite
1 dl água quante
2 dentes alho, sal

Recheio:

Frango (eu usei peito de frango já assado assado)
Ervilhas
Couve branca
Cenouras
Tomate
Cebola
Sal e Pimenta
1 c. sopa polpa de tomate
azeite
alho
uma tira de pimento


Preparação:
Massa:
Num tacho, aquecer o azeite com o alho bem picadinho durante dois minutos em lume brando, para não queimar o alho. Adicionar a água quente com cuidado e reservar.
Numa caçarola, colocar a farinha e o sal. Acrescentar a água, mexer ebm até a massa ligar e reservar. Se neccessário acrescentar mais farinha ou água quente.
Forrar uma forma de tarte com a massa, picar a massa com um garfo e po-la a cozer no forno a 200ºC, durante 25 minutos.
Entretanto pode preparar o recheio.
Recheio:
Esfiar o frango e reservar.
Num tacho, colocar a cebola picada, o alho e azeite e deixar refogar até a cebola ficar transparente. Adicionar o tomate partido aos cubinhos (ou então passado pela varinha) e deixar apurar um pouco. Juntar o frango, as ervilhas, a couve partida aos pedacinhos e a cenoura aos cubos e a polpa de tomate. Verificar temperos e deixar refogar em lume médio. Quase no final, adicionar o pimento para dar sabor.
Retirar a forma do forno, rechear a tarte. Poderá tapa-la ou não. Voltar ao forno por mais uns 15 minutos (ou mais 25, se tapar a tarte).
Sugestão: Esta tarte tb pode ser feita com atum.

Pescada Gratinada

Ingredientes:

Lombinhos de pescada
1 Cebola
batatas
leite magro
azeite
vinho branco
farinha
sal
pimenta
noz-moscada
1 Folha louro
alhos


Preparação:
Cozer, durante uns 5-10 minutos a pescada em leite. Retirar e reservar o leite.
Descascar as batatas, coze-las e fazer um puré com o leite de cozer a pescada e duas colheres de azeite (eu não coloco manteiga, que o azeite é mais saudável). Temperar com sal, pimenta e noz moscada.
Numa sertã, colocar as cebolas às meias luas finas, com azeite, alho e o louro e deixar que a cebola fique transparente. Adicionar meio copo de vinho branco, deixar apurar um pouco, temperar e desligar. Quando desligado, colocar a pescada para que absorva o paladar da cebolada.
Num pirex, colocar o puré, deixando a parte central livre para o peixe. dispor o peixe com a cebolada ao meio.
Fazer um molho branco com o leite que restou de cozer a pescada e a farinha (do género do bechamel) apenas o suficiente para pôr por cima do peixe.
Levar ao forno a gratinar e servir.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Semifrio

esta receita não é minha, encontrei-a por acaso neste blog:
a primeira vez que a fiz foi de morango mas já fiz de varios sabores, é só mudar os sabores das gelatinas e as frutas correspondentes, a ultima foi de ananas e sai sempre bem!!!
é uma delicia!!!
2 gelatinas de morango
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina branca
bolacha maria e manteiga
q.b.morangos
Pica-se a bolacha maria. Junta-se manteiga derretida e amassa-se a mistura. Coloca-se no prato de servir um aro para semifrios e forra-se o fundo com o preparado de bolacha.
Prepara-se uma gelatina conforme diz na embalagem, mas apenas com metade da quantidade de água que é indicada.Demolha-se 4 folhas de gelatina, cortadas em pedacinhos, numa tigela com 2 ou 3 colheres de sopa de água fria e junta-se à gelatina. Deixa-se arrefecer.Entretanto batem-se as natas bem firmes e junta-se a lata de leite condensado.Mistura-se a gelatina (que deve estar fria mas não solidificada) ao preparado de natas e envolve-se cuidadosamente. Coloca-se este preparado por cima da base de bolacha e leva-se ao frigorífico para solidificar.Prepara-se a outra gelatina tal como a primeira, mas com 2 folhas de gelatina e deixa-se arrefecer.
Tira-se o preparado de natas do frigorífico e enfeita-se com morangos. Deita-se, cuidadosamente, a gelatina preparada por cima dos morangos. Levar ao frigorifico para solidificar.Serve-se fresco.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Trança de Maçã


Fiz esta receita para utilizar a massa folhada que estava a ficar com o prazo terminado, a receita veio da minha cabeça e até correu bem :)
Ingredientes:
Base de massa folhada (neste caso usei a rectangular)
2 maças
açucar amarelo
canela
Preparação:
Num tabuleiro coloca-se a base da massa folhada, depois cortam-se as duas maçãs aos gomos e colocam-se no centro do tabuleiro, faz-se uma mistura do açucar com a canela e coloca-se por cima da maçã. De seguida dobra-se a restante massa folhada para o centro para tapar a maça, eu dei uns golpes com uma faca para a massa abrir, mas abriu pouco, o tabuleiro devia ter sido mais estreito neste caso.
Espero que gostem,
Bom apetite