sábado, 28 de novembro de 2009

Perninhas de frango assadas na Actifry


Experimentei fazer perninhas de frango assadas na Actifry e gostei mesmo bastante do resultado. Posso dizer que estas perninhas de frango não levaram qualquer gordura e sairam muito gostosas, mesmo deliciosas.

Ingredientes:
Perninhas de frang
o
1 pacotinho de vinho branco
3 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
1 folha de louro
sal e pimenta qb


Preparação
Temperar de véspera o frango com todos os ingredientes, ficando em marinada no frigorífico.

Colocar as perninhas na Actifry com metade da marinada e programar 20 minutos. No fim deste tempo juntar o resto da marinada se achar o frango muito seco e programar mais 10 minutos (ou um pouco mais se gostar do frango mais assadinho).

E já está. É só retirar as pernas de frango e acompanhá-las com o que quiser: batatas fritas, arroz, salada.... Eu acompanhei com um arroz de cenoura.

Garanto que ficam muio saborosas e não levam gordura nenhuma, a do frango é suficiente.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Castanhas assadas na Actifry

Depois de andado a ver pela net como podiam sair as castanhas assadas na Actifry, decidi experimentar e fi-lo das duas maneiras que encontrei descritas.

Uma das maneiras é a de retalhar as castanhas, colocá-las na Actifry e deitar sal e programar cerca de 20 minutos. Ficaram assadinhas e muito boas.

A outra maneira que encontrei é a de retalhar as castanhas, colocá-las em água e sal de molho uns minutos. Depois secá-las num pano de cozinha e colocá-las na Actifry. Programa-se e pronto, nem é preciso colocar mais sal nem nada.

Confesso que prefiri as castanhas que foram colocadas em água e sal e por uma razão... Achei que era bem mais fácil de sair a casca, aliás muitas delas ficam já com a casca já a sair e muito bem assadas.
Nota 5 para esta maneira de assar castanhas. Mais uma maneira de utilizar a Actifry.

domingo, 22 de novembro de 2009

Actifry

Há algum tempo que andava a pensar em comprar uma Actifry, aquela panela que faz fritos com pouquíssima ou mesmo nenhuma gordura e finalmente que já a tenho.
O modelo que comprei foi o que foi lançado agora - o Gourmet - e posso dizer que o que experimentei nela até agora que estou mesmo muito satisfeita.

Experimentei, claro, fritar batatas, algo que era raríssimo cá por casa, até porque nem fritadeira tenho, já para não me tentar a fazer fritos (algo que é raro fazer cá em casa).

Posso dizer que as batatas cortadas sairam excelentes. Consoante a quantidade da batatas é a quantidade de óleo que se coloca, as batas sairam sequinhas e muito boas mesmo.
E tentei agora as congeladas. E nestas nem sequer é preciso colocar óleo nenhum. Colocam-se as batas congeladas na panela, fecha-se a dita e é só programar e dar início. Cerca de 25 minutos depois as batatas saem fritinhas que é uma delícia, secas e estaladiças. Até aqui a Actifry está aprovada.

Vou aqui colocar todas as minhas experiências na Actifry assim que as for testando.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bolo mármore

Esta receita foi uma mistura de várias que encontrei pela net e com um toque dado por mim, e saiu assim este bolinho.

Ingredientes:
7 ovos
300gr de açúcar
300gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento
meio copo de óleo
1 copo de leite
raspa de 1 limão
chocolate em pó

( os copos de medida referidos são os de iogurte, os de vidro)


Bater muito bem as gemas com o açúcar até que este esteja em creme. Juntar o óleo, o leite e a raspa do limão e bater mais um pouco. Num outro recepiente bater as claras em castelo. Juntar ao primeiro preparado a farinha com o fermento adicionado de forma a alternar com as claras batidas em castelo, envolvendo com cuidado com a colher.
Retirar uma terça parte para outra tijela e misturar nesta quantidade mais pequena da massa o chocolate, mexendo com uma colher até que fique tudo envolvido.
Colocar metade da massa branca numa forma untada e polvilhada e espalhar a massa achocolatada por cima e finalmente juntar o resto da massa branca.
Vai a cozer em forno pré aquecido até ver que está cozido a gosto.

É um bolo muito bom para lanches e os miúdos adoram.
Aqui fica a foto do bolo quando o retirei da forma.